A Polícia Civil realiza na manhã de hoje (08) a operação Azov. São oito cidades alvo no estado, entre elas São Nicolau, na região das Missões. A ofensiva combate ações de movimentos Neonazistas monitorados pela polícia.
Na Primeira Querência do Rio Grande policiais cumpriram mandado de busca de apreensão na casa de suspeito. Ele é do município, mas já morou em cidades como Porto Alegre e Caxias do Sul. Segundo os policiais, nada foi encontrado. O mandado foi cumprido por três policiais da 1°ª DP de Porto Alegre, com apoio de policiais da Delegacia Regional.
A operação também foi realizada em Cruz Alta, Caxias do Sul, Passo Fundo, Erechim, São Nicolau, Viamão e Canoas. A polícia apreendeu documentos, computadores e material de propaganda ideológica.
A investigação aponta que jovens gaúchos estavam sendo recrutados para lutar na Ucrânia. Conforme a Polícia Civil já ocorreram neste ano reuniões em Caxias, Passo Fundo, Canoas e Cruz Alta sobre recrutamento e ações de guerrilha.
Segundo o delegado Paulo César Jardim, a operação, além de trazer novos dados para a investigação, através do material apreendido, também é preventiva. A polícia acredita que o grupo poderia planejar atos em Porto Alegre, tendo como possíveis alvos homossexuais ou judeus.
Fonte: Rádio Missioneira