Aeroporto regional de Santo Ângelo é pauta de reunião da AMM
29/11/2016 09:10 em Em geral

Como de costume, a assembleia mensal da Associação dos municípios das Missões (AMM), que ocorreu no último dia 25 em São Paulo das Missões, foi palco de importantes debates. Prefeita anfitriã, Noeli Borré Ruwer agradeceu em nome da administração pública a presença dos colegas prefeitos, ex-prefeitos paulistanos, vereadores, imprensa e comunidade em geral. “É sempre uma alegria sediarmos a reunião da Associação, por ser um momento de mostrar nossas potencialidades e de regar as amizades”, reiterou Noeli.

A situação do aeroporto regional de Santo Ângelo integrou os principais assuntos do encontro. Conforme relatou o presidente da AMM, Valdir Andres, a última vistoria da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) registrou alguns problemas de aterramento nas laterais do aeroporto em 75 metros, imprescindível se o avião precisar sair da pista.

Ele explicou que a Prefeitura Municipal de Santo Ângelo executou alguns serviços, mas como se trata de um trabalho de grande porte, o Estado contratou a mesma empresa que fez as obras de recuperação da pista do aeroporto regional. Como a conclusão dos serviços ainda demora, assim que forem enviados relatório e fotos a ANAC fará a uma nova vistoria, prevista para ocorrer até o próximo dia 10 de dezembro. “Após a licença da ANAC, a Companhia Azul Linhas Aéreas pede um prazo de trinta dias para vender passagens. Ao que tudo indica, a expectativa é de que no dia 7 de fevereiro de 2017 os voos sejam retomados. Estamos atuando com todo empenho para que esta data se confirme”, destacou Andres, que prefeito de Santo Ângelo e recentemente esteve reunido com a diretoria da ANAC em Brasília.

Aeronave maior

Deputado estadual e presidente da Comissão de Assuntos Municipais da Assembleia Legislativa, Eduardo Loureiro esclareceu que como a aeronave que vai operar terá 72 lugares, e o máximo que já teve era de 50 lugares, requer novas exigências para atender as normas de segurança, como adequação do terreno que fica nas laterais, o que já está sendo providenciado pela prefeitura de Santo Ângelo e pelo Estado.

“Estamos juntos nesta luta que vem de alguns anos, mas entendo que os obstáculos maiores já foram superados, especialmente o término da obra na pista já entregue oficialmente e do terminal de passageiros”, ressaltou o deputado ao acrescentar: “Como bem colocou o prefeito Andres, temos que seguir trabalhando e aguardar a liberação por parte da ANAC, na expectativa de que os voos comecem a operar no dia 7 de fevereiro”.

COMENTÁRIOS