Uma cerimônia marcou na manhã desta segunda-feira (31), na Secretaria dos Transportes, a assinatura da ordem de serviço para o início das obras de pavimentação da ERS- 165, entroncamento com a VRS-839 (Vila São Francisco) e ERS- 307 (Candido Godoi). A obra realizada pelo governo do estado, através da Secretaria dos Transportes e Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem – Daer, beneficiará a região das Missões e Alto Uruguai.
Durante o ato, o secretário dos Transportes, Pedro Westphalen, informou que essa é mais uma ação do governador José Ivo Sartori, “isso vem ao encontro dos anseios do governador Sartori, que quer diminuir o custo logístico do Rio Grande do Sul, para que nossa indústria, nosso comércio e o setor primário possam ficar mais competitivos. Superamos todos os obstáculos e temos hoje a alegria de dar início a esta importante obra. São 10 anos que se passaram, mas nós conseguimos fazê-lo de maneira firme e com foco”.
Com investimento de R$ 18 milhões provenientes da CIDE (Contribuições de Intervenção no Domínio Econômico), o trecho de 12,24 km na ERS-165, será contemplado com os serviços de terraplenagem, pavimentação, drenagem, obras complementares e sinalização, a serem realizados pela empresa Conterra Construções e Terraplanagem.
O empresário da região, Eleonor Becker, destacou durante a solenidade que a obra de infraestrutura estava paralisada há 10 anos, “é uma luta antiga, há muitos anos a população busca essa pavimentação. Esse feito vai ligar as Missões ao Alto Uruguai, unindo quatro municípios. Estamos orgulhosos, pois este é um trabalho que beneficiará o crescimento dessas cidades”. Conforme Becker, a obra liga os municípios de Cerro Largo, Candido Godoi, Santa Rosa e Campinas das Missões.
Rogério Uberti, diretor-geral do Daer, evidenciou as obras que o governador Sartori junto a ST vem concretizando, “Mais uma obra se inicia, o que tem se tornado uma rotina. Num ritmo de uma, até duas obras por semana estão sendo reiniciadas, o importante é que estão em andamento razoável e os pagamentos em dia. Estamos recuperando um passivo de muitos anos, procurando sempre iniciar a obra com o recurso carimbado”, concluiu.
A assinatura do contrato contou também com a presença dos diretores da Conterra Construções e Terraplanagem Ltda, Rubens Nuhues e Cassiano Roveda, o diretor de Infraestrutura Rodoviária do Daer, Luciano Faustino da Silva, o chefe de gabinete do Daer, Rogério Reis e os técnicos do Daer, Maiara Scalco e Richard Polo.
Fonte: Secretaria dos Transportes