A Duratex fechou a unidade de fabricação de louças Deca de São Leopoldo, no Vale dos Sinos, nesta segunda-feira. Com o fechamento, aproximadamente 480 funcionários foram demitidos. A planta produzia cerca de 1,4 milhão de peças anualmente na fábrica localizada na avenida das Indústrias.
Segundo a assessoria de imprensa da Duratex, alguns funcionários poderão ser aproveitados em outras fábricas da empresa. Em nota, a companhia informou que a unidade fabril tinha reduzida capacidade instalada e que o volume produtivo será redistribuído para plantas localizadas em outros estados.
A prefeitura de São Leopoldo, por meio de nota, comunicou que foi surpreendida pelo fechamento das atividades da empresa na cidade. No comunicado, a gestão municipal destacou o esforço que foi feito em políticas de desenvolvimento econômico e social e no fomento do distrito industrial. "As ações reforçam as enormes dificuldades do cenário nacional para o desenvolvimento econômico e também o fechamento da única unidade instalada no Estado do Rio Grande do Sul faz parte do desequilíbrio e da concorrência desigual tributária", diz a nota
A prefeitura ainda lamentou a decisão da empresa e "se solidariza com os trabalhadores e trabalhadoras que serão impactados pelo fechamento". "O Município se coloca à disposição para dialogar e buscar alguma alternativa", conclui o comunicado.
Confira a nota completa
A Duratex esclarece que o fechamento da unidade industrial de louças na cidade de São Leopoldo é importante para a consolidação industrial e para manter a competitividade no segmento. A escolha desta unidade se deu pela sua reduzida capacidade instalada. O volume de produção será redistribuído entre as outras quatro unidades de louças da Deca – João Pessoa (PB), Cabo de Santo Agostinho (PE), Queimados (RJ) e Jundiaí (SP) –, mantendo o pleno atendimento para todos os nossos clientes.
Conforme comunicado enviado à Comissão de Valores Mobiliários (CVM), os custos envolvidos com o fechamento da unidade serão compensados pela redução dos custos fixos no curto prazo. Ainda segundo a Duratex, o atendimento aos clientes permanecerá inalterado, já que a produção será remanejada entre outras unidades.
Fonte: Correio do Povo