Nesta quarta-feira (06), na cidade de Crissiumal, uma senhora foi enganada por terceira pessoa que se dispôs a "ajudá-la" em operação realizada em caixa eletrônico na Caixa Econômica Federal.
Na ocasião aproximadamente R$ 640,00 foram subtraídos da vítima. A instituição bancária prontamente salvou as imagens das câmeras de segurança e disponibilizou à Polícia Civil. A autoria já foi identificada e parte do dinheiro já foi recuperado pela equipe de investigação da Delegacia de Polícia de Crissiumal.
O site Portela Online, parceiro do Guia Crissiumal, teve acesso a uma imagem das câmeras de segurança da agência, e compartilhou a foto .
A Polícia de Crissiumal divulgou a informação, porém não informou se alguém foi preso na ação.
“Aproveito a oportunidade para agradecer a gerência da Caixa Econômica Federal pela rapidez com que as imagens foram disponibilizadas à Polícia Civil, possibilitando a rápida elucidação do caso. Registro, também, um agradecimento ao profissionalismo e a eficiência das agentes policiais lotadas na Delegacia de Polícia de Crissiumal na rápida elucidação do caso”, destacou o delegado William Garcez.
Ele também encaminhou para divulgação uma lista com "10 dicas de segurança em bancos", destinadas a sociedade em geral, a fim de orientar as pessoas sobre determinadas condutas que devem (ou que não devem) ser realizadas em estabelecimentos bancários, principalmente em saques realizados nos caixas eletrônicos.
1. Não revele sua senha para terceiras pessoas.
2. Em caso de dificuldade nos caixas eletrônicos ou outras operações comunique-se diretamente com funcionários do banco.
3. Não solicite ajuda de terceiras pessoas que não sejam funcionárias da instituição.
4. Observe atentamente as pessoas em atitudes suspeitas próximas ao local.
5. Evite realizar saques em horários e locais de maior risco, quando a agência estiver fechada.
6. Evite realizar saque de grandes quantias em uma única operação.
7. Ao retirar dinheiro das máquinas, guarde-o com cuidado em local discreto.
8. Não conte dinheiro em público.
9. Nunca exiba grande quantidade de dinheiro perante outras pessoas.
10. Se suspeitar de qualquer atividade de terceiros chame a segurança ou os funcionários do banco.