O temporal desta semana deixou um saldo de muitos problemas envolvendo falta de energia elétrica e água. Muitas pessoas foram afetadas e o transtorno foi grande para clientes e companhias de abastecimento.
Na área da Cermissões, onde mais de 20 mil associados tiveram problemas, dois em especial chamaram a atenção das equipes. Durante a quinta-feira (19), o vento derrubou um poste de concreto na propriedade de um associado e mesmo com toda a estrutura danificada, a rede permaneceu energizada. Seis bovinos que estavam no pasto tocaram os cabos e morreram eletrocutados.
Em Vitória das Missões, outro associado comunicou na manhã deste sábado (21) que um cabo da rede elétrica estava caído sob os arames da cerca do potreiro. Ao chegar ao local, a equipe verificou que um galho desprendeu o cabo do isolador, derrubando-o em cima da cerca, causando alto risco de acidente.
Diante dos dois casos, a Cermissões lançou em sua página algumas orientações diante de casos semelhantes. Confira a nota:
“Solicitamos que todos tenham muito cuidado e não permitam que ninguém se aproxime de cabos elétricos que estejam próximo ao solo. É importante deixar alguém isolando o local e avisar imediatamente a Cermissões pelo telefone 0800-541-1122, assim você estará ajudando a proteger e salvar vidas. As equipes da Cermissões trabalham a mais de 60 horas na solução dos defeitos provocados pelo vendaval da madrugada de quinta-feira. Segundo o coordenador da Central de Operação e Distribuição, Junior Schlotefeldt, é possível que no decorrer deste sábado todos os Associados/Consumidores de energia da Cooperativa tenham a energia restabelecida em suas propriedades. A chuva das últimas horas está dificultando ainda mais o trabalho de conserto das redes elétricas”
Cuidado – perigo
Os temporais ou acidentes de qualquer natureza envolvendo redes elétricas exigem muitos cuidados, pois os cabos elétricos rompidos que estejam no chão ou muito próximos são extremamente perigosos. Nunca toque em nenhum fio, qualquer que seja a circunstância. Ensine as crianças a jamais se aproximarem e isole o local evitando que pessoas ou animais se aproximem.
Se o cabo de energia estiver em contato com estruturas metálicas ou cercas de arame e tela, não se aproxime desses locais, pois a qualquer momento a distribuidora de energia poderá realizar o teste da rede e você poderá ser eletrocutado.
Fonte: Rádio São Luiz