Consulta Popular busca independência da Região Sul
Em geral
Publicado em 06/10/2017

O Movimento O Sul é o Meu País surgiu como entidade legalizada em 09 de Outubro de 1992 com a finalidade de elaborar estudos e organizar debates livres para avaliar as possibilidades pacíficas e democráticas de autodeterminação do povo sulista, que habita os territórios dos Estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul através da forma plebiscitaria.

Sem ligação partidária o Movimento vem ganhando cada vez mais o apoio da população sulista em geral, população esta que está cansada da situação atual que se encontra o Brasil e que aposta que o Sul independente poderá ser um País de primeiro mundo em poucos anos.

Uma das propostas para o futuro País que o Movimento apresenta é a Confederação Municipalista, onde 80% dos recursos arrecadados no município e na pequena região possam ficar ali mesmo para serem investidos onde  a população necessita e somente 20% vá para a União.

Neste sábado, dia 7 de outubro, vai acontecer o Plebisul – Consulta Popular, será realizado nos estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. 

Serão três mil urnas espalhadas por 963 municípios da região, levando as ruas cerca de 25 mil ativistas voluntários responsáveis pelas unidades coletoras de votos. A coleta de assinaturas vai acontecer das 8 às 17 horas e a pergunta que os cidadãos terão que responder será: “Você quer que Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul formem um País independente?” As opções de resposta serão “Sim” e “Não”. A expectativa dos organizadores é colher neste ano um (1) milhão de votos. “O Plebisul deste ano traz uma inovação em relação ao de 2016, pois agora não mais o eleitor vai apenas votar. Desta vez ele vota e assina o Projeto de Lei com o qual vamos conquistar um Plebiscito consultivo oficial em 2018. Esta ação terá peso legal e vai nos dar legitimidade e legalidade dentro do processo democrático de rediscussão do pacto federativo  atual, que consideramos uma farsa”, afirma Celso Deucher, ex-presidente do Movimento O Sul é o Meu País e um dos fundadores da entidade, que é a promotora do evento.

A apuração e auditoria dos votos serão realizados no mesmo dia e a expectativas é de que a divulgação dos resultados do Plebisul 2017 sejam conhecidos até as 23 horas deste dia 7. A apuração urna a urna dos resultados estarão sendo divulgados em tempo real, após as 17 horas através do sistema eleitoral do Plebisul, no site www.sulista.org.

Em Três de Maio - RS, haverá três pontos de votação:

Uma na Praça da Henrique Becker Filho

Duas em frente ao Supermercado Benedetti.

Uma no mercado Cotrimaio

Haverá urnas em diversos municípios da região.

Fonte: No Ar Notícias

Comentários