Com câmara fria quebrada, Posto Médico Legal de Passo Fundo registra forte mau cheiro
Em geral
Publicado em 03/10/2017
Nos últimos cinco anos a Uirapuru foi testemunha de ao menos duas situações em que o Posto Médico Legal (PML) de Passo Fundo, que está localizado em um prédio dentro da UPF, esteve com a câmara fria quebrada e trouxe transtornos para funcionários e familiares. Agora a cena se repete.


Na manhã desta segunda-feira (2), a reportagem da Uirapuru esteve no local, acompanhando Odomar Terres, irmão de Roberto Terres, que foi morto em uma emboscada no interior de Colorado, no reconhecimento do corpo da vítima. A situação chamou a atenção da reportagem pelo péssimo cheiro no local, sentido a uma boa distância do prédio. Fontes próximas informaram que o cheiro vinha dos corpos armazenados no local, pois a câmara fria estava quebrada.


O equipamento atende 151 municípios, onde corpos são armazenados até que seja feita a perícia, aguardando resultados e sejam liberados para os familiares. Os corpos estariam sendo colocados em temperatura ambiente, com o uso do formol para diminuir a decomposição e o cheiro.


Uma fonte interna do PML informou à reportagem da Uirapuru que o problema se deu em uma peça do equipamento, porém, para a troca é necessária liberação de dinheiro por parte do governo do Estado. Um pedido de urgência já foi feito pela unidade, já que após 24h sem refrigeração aumentam os riscos de contaminação no local e também para o meio ambiente. Enquanto a verba não é liberada, os funcionários seguem convivendo com o problema.


O público tem costume de mencionar como Instituto Médico Legal – IML, porém essa nomenclatura é em outros estados. O que temos em Passo Fundo é Posto Médico Legal – PML, e o Departamento Médico Legal – DML é apenas em Porto Alegre.

Fonte: Rádio Uirapuru

Comentários