A Polícia Civil e a Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreenderam no final da manhã desta quarta-feira (13) grande quantidade de maconha dentro de um caminhão estacionado em posto de combustível às margens da BR-386 em Tio Hugo, no norte gaúcho. Foi contabilizado 1.516 kg da droga. O condutor do veículo foi preso.
A apreensão é resultado de investigação de 45 dias da Divisão de Inteligência do Departamento de Investigações do Narcotráfico (Denarc). Segundo os delegados Marcio Zachello e Luís Henrique Gasparetto, o carregamento de maconha foi feito em Dourados, no Mato Grosso do Sul e o destino seria a região metropolitana de Porto Alegre.
Depois disso, a droga seria fracionada e redistribuída para todo o Estado. Uma organização criminosa é alvo da polícia por trazer quinzenalmente cerca de uma tonelada de maconha para o Rio Grande do Sul. Os suspeitos também são apontados pela prática de lavagem de dinheiro por meio da constituição de empresas e da compra de imóveis e veículos em nome de laranjas. O dinheiro usado pelos criminosos vem do tráfico de drogas. A investigação continua.
Em relação à maconha apreendida, a droga será pesada em Porto Alegre, no Denarc. Mesmo local onde o motorista do caminhão irá depor.