Cerca de duas mil casas foram danificadas pelo granizo na cidade de Lagoa Vermelha em meio ao temporal que atingiu regiões do Rio Grande do Sul na noite de sábado (20). A estimativa é do Corpo de Bombeiros, e ainda é inicial.
Conforme levantamento, praticamente todos os bairros foram afetados. O município da Região Norte tem pouco mais de 28 mil habitantes, segundo o IBGE.
A Defesa Civil trabalha na cidade neste domingo (20), e cerca de 60 mil metros de lonas já foram distribuídos. Escolas se colocaram à disposição para receber moradores que tiverem de deixar suas casas, assim como dois ginásios municipais. Também há pontos de apoio nos bairros mais atingidos e transporte público para deslocamento.
As equipes responsáveis por receber e distribuir doações já trabalham na arrecadação. Bombeiros voluntários das cidades de Tapejara e Sananduva prestam auxílio.Alguns pontos da cidade estão sem energia elétrica.
Conforme o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), diversos municípios foram atingidos por granizo entre as regiões Norte e Noroeste. Além de Lagoa Vermelha, também houve registros em Cândido Godói, Victor Graeff, Soledade e Espumoso.
Cerca de 200 casas atingidas em Cândigo Godói
Na cidade de Cândido Godói, na Região Noroeste, o temporal com granizo atingiu cerca de 200 casas, conforme a coordenação da Defesa Civil do município. A prefeitura montou uma estrutura com equipes que para auxiliar as famílias prejudicadas através da distribuição de lonas. Não há informação sobre feridos, nem desabrigados.
A avaliação sobre a possibilidade do município decretar situação de emergência deve ser avaliada. As aulas na Escola Municipal de Educação Infantil Pingo de Gente não terá aulas na próxima semana para reparos no telhado.
No começo da tarde, a Defesa Civil emitiu um comunicado, dizendo que os municípios mais atingidos foram Lagoa Vermelha e Cândido Godói.
O órgão estadual confirmou que duas mil casas foram afetadas pelo granizo em Lagoa Vermelha, e 200 em Cândido Godói. Nas duas cidades, foram registrados apenas danos materiais.
Alerta de mau tempo
O Inmet havia alertado para o mau tempo. Após o temporal, as temperaturas caíram no estado. Dos mais de 20ºC registrados no sábado, algumas cidades ficaram com sensação térmica quase negativa neste domingo, como Canguçu, com 7,7ºC, e sensação de 0,9ºC, e São José dos Ausentes, com 11,3ºC e mesma sensação. Os municípios ficam nas regiões Sul e Serra, respectivamente.