Um detento do Presídio Estadual de Lajeado, no Vale do Taquari, foi resgatado por criminosos, na noite desta segunda-feira (26), em frente à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Lajeado. Na ação, um agente penitenciário que realizava a custódia do preso foi levado como refém.
De acordo com a Brigada Militar, Rudinei Lopes fingiu precisar de atendimento médico e foi levado até a UPA da cidade. No local, um grupo de três bandidos aguardava para executar o plano de fuga. Eles estavam utilizando uma Chevrolet Spin.
Quando chegaram à unidade, os agentes da Susepe foram recebidos a tiros. Não houve feridos. Os bandidos conseguiram resgatar o detento e levaram um dos agentes como refém. Eles abandonaram o carro no interior de Cruzeiro do Sul e roubaram um Ford Ka de uma família. Eles seguiram em fuga e libertaram o agente penitenciário pouco depois das 23h, na zona rural de Paverama. Ele não ficou ferido. A fachada da UPA e a ambulância ficaram com marcas de vários tiros de fuzil.
A Brigada Militar faz buscas aos criminosos. Após a fuga, a Justiça determinou revista geral no presídio na madrugada desta terça-feira. A ação está sendo realizada pelo Grupo de Ações Especiais da Susepe. Detalhes sobre a varredura deverão ser divulgadas na manhã desta terça-feira.