Nesta quarta-feira (21) a Polícia Civil de São Borja, com reforço de policiais civis de Santiago e Itaqui e apoio da Brigada Militar, deflagrou a Operação "CPX", com o objetivo de enfraquecer o grupo do traficante Marcos Martins Antunes, o Marquinhos, de 26 anos, apontado por ordenar crimes de dentro do Presídio Estadual de Uruguaiana, na Fronteira Oeste. Nos últimos dois anos, diferentes investigações demonstraram que ele foi o mandante de pelo menos cinco assassinatos. A maioria dos crimes ligados ao detento ocorreram em São Borja, cidade em que ele tem sua base.
Foram cumpridos quatro mandados de prisão e nove de busca e apreensão. Dois indivíduos maiores de idade foram presos e dois adolescentes apreendidos por supostamente serem responsáveis por um ponto de venda de drogas na cidade.
O alvo da ação é apontado pela Polícia Civil como mandante do homicídio de Bruno Dornelles Ribeiro, de 24 anos, morto a tiros ao desembarcar de um ônibus na Estação Rodoviária de Porto Alegre em novembro do ano passado, além de ser suspeito de mandar matar outros quatro homens por disputas ligadas ao tráfico de drogas em São Borja.
A Polícia Civil garante que ele também tem forte relação com traficantes de uma facção da Região Metropolitana de Porto Alegre, que o apoia nas execuções. Tal facção receberia em troca dinheiro obtido na venda de drogas na Fronteira. "É um grupo extremamente perigoso, que além de execuções é responsável por diversas outras tentativas na nossa região recentemente", comentou o delegado Charles Dias do Nascimento.
A Operação foi supervisionada pelo delegado Regional Charles Dias do Nascimento, com coordenação do Delegado de São Borja, Marcos Ramos Viana, contando ainda com a participação da delegada Elisandra Batista de Itaqui.