METSUL PREVÊ PIORA NA SITUAÇÃO DO RIO URUGUAI DEVIDO ÀS CHUVAS
20/10/2023 14:36 em Em geral
Mas por que se espera uma grande enchente? O rio Uruguai ainda passa por uma cheia em consequência da chuva ocorrida nos primeiros 10 dias do mês e agora tem uma nova onda de vazão ainda maior que a anterior pela chuva excessiva ocorrida no começo desta semana entre o Norte do Rio Grande do Sul e Santa Catarina.
Cotas de inundação e evacuação
Dados de estações de monitoramento brasileiras e argentinas na parte média da bacia, junto ao Noroeste do Grande do Sul, mostram uma forte elevação do nível do rio que atinge cotas de inundação e evacuação, superando o primeiro pico de cheia do Uruguai de dias atrás.
Monitoramento do governo da Argentina do nível do Rio Uruguai na localidade de El Soberbio, junto ao extremo Noroeste do Rio Grande do Sul, indicava que o Uruguai estava, ao meio-dia da quarta-feira, 18, com 17,6 metros e ainda subindo, muito acima da cota definida como de evacuação pelos argentinos, que é de 13 metros. O nível medido de 17,6 metros supera o pico observado na primeira onda de vazão que trouxe enchente nos últimos dias na Fronteira Oeste do Rio Grande do Sul.
No primeiro pico de vazão, em El Soberbio, a cota máxima alcançada foi de 15,9 metros, no último dia 9. Assim, municípios como São Borja, Itaqui e Uruguaiana devem se preparar para uma cheia ainda maior que a enfrentada nos últimos dias com moradores fora de casa e um grande número de áreas alagadas, nas zonas rurais ribeirinhas e mesmo nas zonas urbanas destes municípios. A enchente vai afetar mais tarde, cidades do Uruguai e da Argentina na fronteira entre os dois países.
Mais chuva vai piorar ainda mais a enchente na região
O nível do Rio Uruguai deve se elevar ainda mais no Médio Uruguai e no Noroeste do Rio Grande do Sul antes de escoar para a Fronteira Oeste porque deve chover muito na divisa gaúcha e catarinense durante esta quinta-feira, 19, com acumulados acima de 100 milimetros (mm) em alguns pontos. Para a manhã de quinta-feira, a previsão é de muita chuva sobre o Noroeste e o Norte do Rio Grande do Sul, estendendo-se ao Oeste e ao Meio-Oeste de Santa Catarina, onde também pode chover localmente forte. A chuva prossegue no Norte gaúcho e na maior parte de Santa Catarina na tarde da quinta-feira.
Grande enchente já atinge o Noroeste
A enchente do rio Uruguai já é de grandes proporções em cidades do extremo Noroeste do Rio Grande do Sul. Em Doutor Maurício Cardoso, na localidade de Ilhas do Chafariz, a água alcança a altura dos telhados das casas. As residências são de veraneio e os proprietários foram informados com antecedência da previsão de enchente e tiveram como retirar os seus pertences. Ainda no Noroeste, o rio Uruguai segue subindo em Porto Mauá. Todas as travessias de barca em Porto Mauá, Tiradentes do Sul e Porto Vera Cruz estão suspensas, assim como em Porto Xavier na região das Missões. Em Porto Mauá, as águas invadiram a aduana e comércios locais.
Em São Borja, o primeiro pico de cheia da semana passada tirou de casa 226 pessoas de 72 famílias. A maioria foi para casa de amigos e parentes. Mais de 15 bares e quiosques também tiveram que ser desocupados. No interior, as estradas municipais do Salso, Santa Luzia e Estiva foram interrompidas pelas águas da cheia do Uruguai.
Uruguaiana também decretou situação de emergência. Uruguaiana registrava 320 pessoas fora de suas casas entre desalojados – em casas de amigos ou parentes – e desabrigados, alocados nos Centros Esportivos Zona Leste e Nova Esperança. Os afetados pela enchente recebem apoio por parte da Prefeitura Municipal, Defesa Civil e Exército Brasileiro.
Médio Alto Uruguai
Em Iraí, o nível do rio Uruguai estava 12 metros acima do nível normal na quarta-feira, 18. No município, o rio do Mel, que passa dentro da cidade, já desabrigou quase 100 famílias, que estão na casa de parentes. Há menos de 10 dias, a chuvarada também provocou alagamentos no município, com a retirada de mais de 500 famílias de suas residências e decretação de emergência, em virtude dos danos, por parte do poder público municipal.
Vicente Dutra, Caiçara (Distrito do Ipuaçu) e Pinheirinho do Vale também sofrem com a situação. Em Vicente Dutra, a travessia na barca para Mondaí (SC) permanece interrompida e as aulas estão suspensas, pelo menos, até essa sexta-feira, 20. O nível do rio Uruguai está 10 metros acima do normal no município. Em Caiçara, a administração municipal contabiliza os prejuízos, que atingem, especialmente, as localidades do Distrito do Ipuaçu, linhas Mendes, Napoleão, Barra do Pardo, Boa Vista do Pardo, e demais comunidades costeiras. Em Pinheirinho do Vale, a travessia de balsa no Distrito do Basílio da Gama e nas linhas Bonita e Barroso está interrompida.
Fonte: Márcia Sarmento, Jornal O Alto Uruguai, com informações da MetSul
COMENTÁRIOS