O Ministério das Cidades e o Departamento Nacional de Trânsito apresentaram nesta terça-feira, em Brasília, o novo modelo da carteira de habilitação. O documento virá acompanhado de um QR Code que pretende se conectar diretamente com o Registro Nacional de Condutores Habilitados (Renach) e acessar informações do motorista. Na coletiva de apresentação, estiveram presentes o secretário executivo do Ministério das Cidades, Marco Aurélio de Queiroz, o diretor do Denatran, Elmer Vicenzi e a presidente do Serpro, Glória Guimarães.
A medida visa garantir maior autenticidade e facilitar a verificação para os agentes de trânsito, e também gerar maior segurança contra falsificação do documento. O código foi gerado pelo Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) e pode ser lido por meio do aplicativo Lince, desenvolvido pelo Serpro - empresa pública de prestação de serviços em tecnologia da informação do Brasil - e estará disponível para download nas lojas de aplicativos de smarthphones.
O código do QR Code ficará na parte interna do documento e poderá ser lido com a câmara do celular. O novo modelo de CNH começa a ser emitida a partir deste mês pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran) para quem for retirar a carteira pela primeira vez. Os demais motoristas poderão esperar pela renovação do documento ou se precisar emitir uma segunda vida da carteira.
Fonte Correio do Povo / R7