O feriadão do Dia do Trabalho registrou, até as 17h desta segunda-feira (1º), 13 assassinatos no Rio Grande do Sul. A contagem do Grupo RBS iniciou ao meio-dia de sexta-feira (28) e segue até o meio-dia de terça-feira (2). O Interior e o Litoral do Estado tiveram mais ocorrências, totalizando 8 mortes, enquanto Porto alegre e Região Metropolitana registraram 5.
Abaixo, veja onde e o que se sabe sobre cada caso:
SEGUNDA-FEIRA (4 mortes)
Pelotas – Um homem, de 33 anos, foi morto a tiros em Pelotas, na zona Sul do Estado, na manhã desta segunda-feira (1º). Segundo informações da Brigada Militar, Maurício Lessa Afonso foi morto na residência onde morava, no bairro Navegantes. A Polícia Civil investiga o caso.
Imbé – Um jovem, de 23 anos, foi encontrado por pedestres em Imbé, no Litoral Norte, com uma faca cravada no peito, na madrugada desta segunda-feira (1º). De acordo com informações da Brigada Militar, Jonatas Germano Costa chegou a ser socorrido e encaminhado ao Posto de Saúde 24 Horas do município, mas não resistiu. Ninguém presenciou o crime. A Polícia Civil faz buscas por suspeitos e investigará o caso.
Sapucaia do Sul – Um homem foi encontrado morto com as mãos amarradas em Sapucaia do Sul, na Região Metropolitana, na manhã desta segunda-feira.Conforme a Brigada Militar, o corpo foi encontrado em um trecho da Avenida Justino Camboim que é estrada de chão próxima de propriedades rurais. O rosto da vítima tinha várias perfurações causadas por tiros. A forma da execução leva a polícia a acreditar em um crime relacionado ao tráfico de drogas. O homem ainda não foi identificado.
Gravataí – Um homem foi morto na madrugada desta segunda-feira (1º), no bairro Passo dos Ferreiros, em Gravataí, na Região Metropolitana. Segundo informações da Brigada Militar, Wilian Júnior da Silva Rosa foi atingido por golpes de facão na Rua Dona Idalina, número 5 e morreu em via pública. A polícia teria sido informada sobre uma briga, por volta das 4h30min. Uma guarnição da Brigada Militar foi deslocada ao local onde encontraram a vítima sem vida. Ainda de acordo com a BM, o suspeito de ter cometido o assassinato é irmão da ex-mulher de Wilian, Edson Ricardo de Paula Rodrigues. Ele foi preso uma hora após ter cometido o crime. A vítima possuía diversos antecedentes criminais por ameaça, agressão e, já havia sido preso por tentativa de homicídio. Wilian estava proibido de se aproximar da ex-mulher.
DOMINGO (2 mortes):
Alvorada – A polícia trabalha com a hipótese de um acerto de contas como causa da execução do adolescente Vanderson Gonçalves dos Anjos, 17 anos, por volta das 23h de domingo (30), dentro de casa, no bairro Umbu, em Alvorada. De acordo com a Brigada Militar, criminosos invadiram a casa na Rua Amapá e, depois de render o adolescente, o mataram com um tiro de espingarda calibre 12 na cabeça. O caso é apurado pela Delegacia de Homicídios de Alvorada, ainda sem suspeitos. O adolescente tinha antecedentes como infrator. A Delegacia de Homicídios de Alvorada também apura as circunstâncias da morte de Marlon Tavares Cantos, 25 anos, encontrado atingido por disparos domingo pela manhã na Rua Coelho Neto, na Vila Americana.
E também em Alvorada, um homem foi encontrado morto por volta do meio-dia de domingo (30) na Rua Tibúrcio de Azevedo, esquina com a rua Coelho Neto, no bairro Americana em Alvorada. A Brigada Militar não informou mais detalhes e confirmou que o caso está na DPPA do município.
SÁBADO (4 mortes):
Pelotas – Um homem foi morto a tiros, na madrugada de sábado (29), em Pelotas. O crime ocorreu por volta das três da madrugada na esquina das ruas Santa Cruz e Almirante Tamandaré. A Brigada Militar foi acionada pela equipe do Samu, que atendeu primeiramente a ocorrência. A vítima foi baleada e morreu na hora. Até o momento, não há identificação. A polícia ainda investiga a motivação do crime.
Pelotas – Um homem foi morto a tiros na noite de sábado (29), na rua Evaristo da Veiga, Bairro Fragata, em Pelotas. Segundo a Brigada Militar, o crime ocorreu por volta das nove da noite. A vítima foi identificada como Fabio Furtado Bessa. Ele estava dentro de um gol branco. As circunstâncias do crime ainda não foram esclarecidas.
Passo Fundo – A tentativa de roubo de um veículo terminou com a morte de um jovem na noite de sábado (29), em Passo Fundo. O latrocínio ocorreu na Rua Paissandú, no Bairro Petrópolis, quando a vítima e a esposa desciam de uma Chevrolet S10 para visitar uma familiar. De acordo com a Polícia Civil, dois homens armados abordaram o sogro do jovem, que estava ao volante. O homem reagiu ao assalto dando um soco em um dos criminosos. O comparsa realizou um disparo, que atingiu Lucas Rodrigues de Felippo, de 23 anos, no peito. Ele foi encaminhado ao Hospital São Vicente de Paulo, mas não resistiu aos ferimentos. Os bandidos fugiram sem levar nada.
São Gabriel – Um homem de 47 anos foi encontrado morto na tarde de sábado (29) na RS 473, na localidade de Corredor de Bagé, em São Gabriel. A vítima foi identificada como José Valdecir Da Silva Coelho. Segundo a Polícia Civil, a vítima foi encontrada a cerca de 30 metros do carro em que conduzia, um Palio Adventure, e estava com um ferimento de arma de fogo no abdômen. Não há informações sobre o suspeito ou motivo do crime. A Polícia vai investigar o caso.
SEXTA-FEIRA (3 mortes):
São José do Norte – A cidade de São José do Norte, no Sul do Estado, teve registro de dois assassinatos na noite de sexta-feira (28). De acordo com a Polícia Civil, uma das vítimas foi morta a tiros em uma via da região central da cidade. Pouco depois, outra pessoa foi baleada em uma vila da cidade. O local exato do crime não foi informado. A vítima foi encaminhada pelo Samu para o hospital de Rio Grande, mas acabou morrendo em atendimento na madrugada desse sábado. A Brigada Militar de São José do Norte não forneceu detalhes sobre os crimes e nem se os casos têm relação. No entanto, acredita que os casos estejam relacionados ao tráfico de drogas.
Porto Alegre – Um jovem de 19 anos foi morto pela polícia na Vila Cantão, na zona sul de Porto Alegre, na noite de sexta-feira (28). O comandante do 1º Batalhão de Polícia Militar (BPM), tenente-coronel Alexandre Brite, confirmou que será aberto um inquérito policial militar (IPM) para apurar a conduta dos quatro policiais militares envolvidos na ocorrência. A averiguação correrá paralelamente à investigação já iniciada pela 6ª Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP).
GAÚCHA