A Polícia Civil suspeita que dois índios sejam os responsáveis pelo furto e incêndio de uma ambulância de Miraguaí, no Noroeste do Estado, no último sábado (22). Conforme depoimentos de testemunhas, eles seriam menores de idade. A Polícia ainda tenta localizar os dois.
A ambulância queimada e um veículo Fiat Doblò - também da Secretaria Municipal da Saúde - haviam sido deixados na sexta-feira em uma lavagem, de onde foram furtados. Os automóveis foram encontrados em uma reserva indígena caingangue, cuja área fica no limite com os municípios de Tenente Portela e Redentora. A ambulância estava totalmente queimada.
Conforme o delegado Roberto Fagundes Audino, responsável pela investigação, os líderes indígenas da região apontaram os dois adolescentes como responsáveis pelo crime. A motivação ainda é investigada, e a Polícia segue ouvindo testemunhas. Como a área indígena é grande na cidade, o delegado afirma que há dificuldades em localizar a dupla. Foi solicitada perícia nos dois veículos para tentar identificar digitais.
Desde o crime, o município de Miraguaí está sem ambulâncias, já que a segunda está em manutenção e depende de licitação para ser consertada. Conforme o secretário municipal de Saúde, Élio Valdes dos Santos, a prefeitura tenta conseguir um veículo emprestado pelo Estado.
Enquanto isso, prefeituras da região, como Tenente Portela, Coronel Bicaco, Redentora e Braga, emprestam os veículos em caso de emergência. Já o transporte de pacientes em tratamento em cidades mais distantes, como Passo Fundo e Porto Alegre, está sendo feito com os três veículos de passeio da Secretaria da Saúde. O secretário admite, no entanto, que algumas consultas podem ser canceladas devido à dificuldade no transporte.