DRACO COMPLETA TRÊS ANOS DE INSTALAÇÃO EM SÃO LUIZ GONZAGA
01/08/2022 14:40 em Em geral

DRACO/SLG - TRÊS ANOS DE INSTALAÇÃO EM SÃO LUIZ GONZAGA-RS

A DRACO - Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas, de São Luiz Gonzaga-RS, foi criada pelo Decreto nº 54.405/2019 e foi formalmente instalada pela Portaria nº 116/2019, de 01/08/2019, da Chefia de Polícia Civil. A delegacia especializada é coordenada por um Delegado de Polícia e composta por mais cinco Agentes e a sua instalação somente se deu após a participação ativa desses policiais na prisão dos criminosos que cometeram o roubo ao banco do brasil, em Porto Xavier, em abril daquele ano. A participação naquele evento convenceu as autoridades da necessidade de instalar uma delegacia especializada no combate ao crime organizado e aos crimes de maior potencial lesivo em nossa cidade e região. 

 

Inicialmente, com objetivo de não haver empecilhos à instalação da nova delegacia, a DRACO contava tão somente com o ativo humano e seus equipamentos e armamento individuais, não tendo sede própria, nem viaturas, nem armas longas; no entanto, logo essa realidade mudou: os veículos apreendidos com os criminosos foram transformados em viaturas, com a anuência do Poder Judiciário; e os policiais, sem prejuízo das suas atribuições normais, passaram a buscar recursos para estruturar a delegacia. Atualmente, além daquelas apreendidas, a delegacia conta com duas modernas viaturas semi-blindadas (uma Hilux e uma SW4) e com potentes fuzis automáticos calibre 5,56mm.

 

No tocante às ações e resultados da delegacia, os números são extremamente favoráveis à sociedade. Desde a sua instalação, as investigações conduzidas pela DRACO já culminaram na prisão de mais de 200 (duzentos) delinquentes e na apreensão de mais de 50 (cinquenta) veículos, de mais de dois milhões de reais em espécie e em contas bancárias de criminosos e de “laranjas”, de mais de 100 (cem) quilos de cocaína e crack, de mais de 500 (quinhentos) quilos de maconha e de diversas armas de fogo que estavam irregularmente na posse de criminosos. Tais ações, sem dúvidas, tornam mais segura a nossa cidade e a região como um todo.

 

Decorrente dos resultados positivos alcançados a DRACO passou a ter a sua atuação reconhecida pela cúpula da Polícia Civil e também pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública - MJSP, tanto que a delegacia recebeu a incumbência de fazer o gerenciamento estadual, pela Polícia Civil, de duas importantes operações de combate aos crimes transfronteiriços conduzidas pelo MJSP, a Operação Hórus (atualmente denominada Operação Guardiões da Fronteira) e a Operação Controle Brasil. Essa demonstração de confiança no trabalho desenvolvido pela DRACO/SLG possibilitou com que a delegacia pudesse se estruturar ainda mais, já que, pela parceria, recebeu do Ministério equipamentos que aumentam a proteção dos policiais e potencializam a sua atuação, como capacetes balísticos dotados de binóculos de visão noturna, placas balísticas para colete capazes de proteger contra tiros de fuzil; além disso, ainda neste mês de agosto, a delegacia deve receber do MJSP uma viatura GM/S10 zero Km que irá modernizar ainda mais a sua frota, aumentando seu poder de atuação e a mobilidade da equipe. 

 

Desde que entrou em atividade, a DRACO/SLG encontra-se, provisoriamente, instalada no mesmo prédio que abriga a 27ª Delegacia de Polícia Regional, espaço que já não é suficiente, havendo necessidade de novas instalações. Diante disso, com uso de recursos dos próprios policiais e apoio do Poder Judiciário, está sendo reformado um prédio anexo para onde a DRACO irá se mudar em breve. No entanto, o objetivo para o futuro é a construção ou adaptação de prédio próprio, independente, com vistas a dotar a DRACO dos meios suficientes para a sua plena atuação em benefício das comunidades abrangidas pela 27ª Região Policial, que é composta pelos municípios de São Luiz Gonzaga, Santo Antônio das Missões, Bossoroca, Roque Gonzales, Caibaté, São Nicolau, Porto Xavier, Pirapó, Garruchos, Rolador, Mato Queimado, Dezesseis de Novembro e São Paulo das Missões.

 

A DRACO/SLG conta com o apoio da comunidade para que chegue ao conhecimento da equipe de policiais a ocorrência de crimes na sua área de abrangência, possibilitando assim o inicio das investigações e a rápida elucidação, tudo com vistas a melhorar a sensação de segurança das pessoas. Para tanto, disponibiliza os telefones funcionais fixo (55)3352-3858 e WhatsApp (55)98423-6177, por meio dos quais recebe denúncias e informações, garantindo-se total sigilo e confidencialidade. 

        POLÍCIA CIVIL/RS – DRACO/SLG – PARA SERVIR E PROTEGER!

COMENTÁRIOS