Primeiro caso de Chikungunya é confirmado em Passo Fundo
11/01/2024 15:05 em Em geral
Caso aconteceu em outubro de 2023, mas foi confirmado somente no início de janeiro. Morador do bairro Boqueirão, Sandro Rodrigo da Rocha dos Santos começou a sentir sintomas como febre alta, suador extremo e dores de cabeça. Após três dias de sintomas, Sandro procurou atendimento no Hospital São Vicente de Paulo. O empresário de 48 anos, ficou internado por 16 dias para que a equipe médica realizasse a investigação do caso.
Após uma bateria de exames que incluiu ressonâncias magnéticas, tomografias, exames de sangue e inúmeros outros, Sandro foi liberado do hospital já sem sintomas. No dia 09 de janeiro, recebeu a ligação da Vigilância Sanitária de Passo Fundo, comunicando o resultado do exame e o seu diagnóstico de Chikungunya.
Sandro não sabe onde pode ter se contaminado e a vigilância sanitária entrou em contato com o empresário para tentar desvendar o mistério da contaminação. Um segundo caso de contaminação pela doença na cidade está sendo investigado, e o paciente aguarda o resultado do exame.
A Chikungunya é uma doença viral transmitida pelo mosquito Aedes Aegypti, o mesmo transmissor da dengue. No Brasil, a circulação do vírus foi identificada pela primeira vez em 2014.
Fonte: Rádio Uirapuru
COMENTÁRIOS